Algumas viagens pelos naos 90!

Vocês também gostam de viajar pelos acontecimentos marcantes da história da música? Nós sim! Por isso os convidamos para algumas passagens curiosas e marcantes de uma década que foi considerada por uns tantos como perdida. Mas perdida por quê? Não vamos opinar, decifrem os anos vocês mesmos!

É no ano de 1993 que o festival Abril Pro Rock abre caminho para a tendência independente  com as bandas do Brasil. O festival aconteceu  em um domingo de abril, no ano de 1993, no antigo Circo Maluco Beleza, no bairro das Graças, em Recife. Aproximadamente 1500 pessoas compareceram. Entre as 13 bandas que se apresentaram, estavam Mundo livre s/a e Chico Science & Nação Zumbi – linha de frente do manguebeat. Nas edições seguintes, o evento foi crescendo, despertando a atenção de crítica e público para fora do eixo Rio-São Paulo e se tornando uma grande vitrine para as bandas do movimento, assim como para outras do então novo cenário alternativo.

Em 1994 os Raimundos assinam com o selo Banguela, do Titãs. O som da banda era extremamente pesado, sem contar com os e muitos palavrões por minuto. Os Raimundos até corriam o risco de não serem totalmente aceitos pelo grande público, mas logo viram a carreira tomar grandes proporções. No contexto favorável, estavam a recente safra de outros artistas inovadores e que quebravam os estereótipos, como Science & Nação Zumbi.  Foi assim que o selo Banguela Records  fechou o ano com 200 mil cópias vendidas e se tornou uma das melhores estreias do rock nacional.

1995 e os Manonas! A utopia do grupo de guarulhos tinha um projeto sério: Em seus shows eles eram pura paródias e brincadeira, mas com um sucesso inigualável! Por esse motiva a banda decidiu mudar o figurino para trajes lúdicos e passou a compor canções com erros de português atreladas a referências à música sertaneja, brega e metal. Rebatizados como Mamonas Assassinas, abocanharam um contrato com a gravadora EMI.

 

 

 

 

 

 

Você quer ficar ainda mais ligado nas novidades e história da música nacional e internacional? Então acompanhe o blog Bilesky Discos e nossa loja, onde estão as principais notícias do mundo da música!

Acesse aqui e garimpe!

Comente aqui