Love Me Do: Lembranças de um primeiro single.

O primeiro single lançado oficialmente pelos Beatles foi Love me Do. A canção foi gravada em 4 de setembro de 1962 e lançada em 5 de outubro do mesmo ano. Na bateria já tínhamos nosso amado Ringo.

Nesse ano os Beatles ainda eram quatro jovens que carregavam Liverpool tanto no sotaque, quanto na maior parte de suas experiências de vida, algo que se transformaria rapidamente em menos de dez anos, período em que o fab four conquistaria todo o mundo!

Mas mesmo com o mundo nas mãos e suas músicas pelo mundo, o quarteto carregou consigo as primeiras sensações que o single Love me Do proporcionou, e as lembranças do começo da vida com a banda que se tornaria uma dar maiores referências do mundo!

E essas lembranças são curiosas, e se fazem presentes de maneiras diversas, como é o caso Lennon/McCartney: Para Paul, a canção era mais uma coautoria da dupla… “Talvez tenha sido uma ideia original minha, mas muitas das nossas músicas foram divididas em meio a meio. Eu acho que [”Love Me Do”] foi uma dessas. Éramos apenas Lennon e McCartney sentados sem nenhum dos dois ter uma ideia particularmente nova”.

Mas não era exatamente essa a lembrança de John:  “‘Love Me Do’ é uma música do Paul”,(…) “Deixe-me pensar: eu talvez tenha ajudado em alguma coisa, mas eu não poderia ter certeza. Eu sei que ele tinha essa música em Hamburgo, muito antes de nos tornarmos compositores”.

A versão desse single é de Ringo, mas nas gravações dos dias de estúdio contaram com a presença de outros bateristas, os famosos “bateristas de estúdio”, e que foram contratados. Esse fato aborreceu Ringo por longo período: “Eu fiquei arrasado porque George [Martin, produtor] tinha dúvidas sobre mim”, disse Ringo. “Eu cheguei preparado para gravar quando escuto: ‘Agora temos um baterista profissional’. O velho George pediu desculpas algumas vezes, mas foi devastador. Eu o odiava”.

Mas sem dúvidas a melhor lembrança era a do mais sensível dos Beatles: George!

O guitarrista descreveu a sensação que teve na primeira vez que ouviu Love me Do tocar no rádio: “Um calafrio percorreu meu corpo todo”. Ele comentou também sobre o fato de após atingirem o 17º lugar das paradas, o pessoal da gravadora EMI passou a ser mais simpático com a banda!

 

Comente aqui