Libras: 2ª Língua oficial do Brasil, e Black Alien já tá ligado faz tempo!

A Redação do Enem de 2017 causou polêmica, como sempre, e o tema desse ano foi: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, e como coletânea a prova trouxe quatro textos diferentes. Um deles incluiu dados sobre o número de alunos surdos na educação básica entre 2010 e 2016; outro apresentou um trecho da Constituição Federal afirmando que todos têm direito à educação; um terceiro foi o anúncio do Ministério Público do Trabalho que, segundo o site do MPT, foi publicado em 2010, abordou o fato de surdos seguirem excluídos por causa do preconceito, mesmo que tenham a formação educacional necessária para entrar no mercado de trabalho; e um quarto texto que mostrava aos candidatos uma lei de 2002, que determinou que a Língua brasileira de sinais (Libras) se tornasse a segunda língua oficial do Brasil. Fato, este, já conhecido de Black Alien.

O rapper, após um lamentável ocorrido nos EUA, em que um homem foi assassinado pela polícia por ser surdo e não ter ouvido os policiais lhe chamando, decidiu uma nova linguagem em seu clipe da música Homem de Família, na verdade ele optou por uma nova possibilidade, e inseriu no roteiro um tradutor em libras.

Black Alien se aprofundou no assunto e passou a colocar a tradução também em seus shows. Ele trabalhou com os tradutores Fabiano Gold e Diego Martins, e para incluir esse “personagem” no vídeo ele precisou repensar toda a forma de fazer o clipe.

Confira como ficou:

 

Comente aqui