João Donato e Donatinho – Sintetizamor de pai e filho

Falar sobre João Donato é fácil. O cara é antigo conhecido nosso, e ídolo de nossa música. Um grande pianista, acordeonista, arranjador, compositor e cantor! Não faltam atributos em seu currículo.

Se faltou algo em Donato, talvez tenha se manifestado em seus filhos… Por isso, nada mais natural que um trabalho em conjunto entre criador e criatura. Apresentamos a vocês o novo trabalho de João Donato em parceria com seu filho Donatinho: Sintetizamor.

Leia também: O “Dia Mundial do Rock” é comemorado apenas no Brasil. Saiba o motivo. 

Aos 82 anos Donato prova que o feeling pra arte e música não tem hora pra chegar, e suas viagens ao passado e ao futuro podem ser feitas sempre que quiser. Seu filho, Donatinho, de 32 anos embarca junto nessa “viagem de volta ao futuro que já se foi”.

Essa é a sensação tida com a arte da capa de Sintetizamor e com as audições das músicas já disponíveis em streaming: Um passear pelo agora já conhecido, pelo futuro programado nos 80’s, mas que ao chegar já é vintage.

Engana-se que pensa que nessa viagem Donatinho pega carona com o pai. O cara tá mais pra condutor que conta com um belo de copiloto para segurar o tranco da viagem. O filho autoditada, que considera isso “um caminho mais difícil, certamente, mas com possibilidades mais originais”, é conhecido como um dos mais criativos e inquietos talentos dos novos ares da música brasileira. Os sons que saem de sua coleção de teclados vintage e de suas programações já há mais de uma década vêm contribuindo para a música de artistas como Gal Costa, Paralamas do Sucesso, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Djavan, Vanessa da Mata, Ana Carolina, Ivete Sangalo e Donatão e até a dupla Sly & Robbie da Jamaica, entre outros nomes.

Leia também: Uma banda Made in Brazil. 

A dupla mergulha nesse trabalho no universo estético e musical dos sintetizadores, pianos elétricos e instrumentos analógicos vintage, e traz uma sonoridade pop moderna. Os sintetizadores que já levantaram tanta polêmica, agora chegam aos dias de glória nas mãos de Donato.

O álbum, lançado pela Deck em formato digital e CD, agora também chega às lojas em vinil, pela Polysom. E está disponível para pré-venda na Bilesky Discos.

Sintetizamor foi produzido por Donatinho e gravado no seu estúdio, Synth Love, no Rio de Janeiro. O disco traz dez faixas inéditas, todas assinadas pelos dois, algumas com parceiros como Rogê, Davi Moraes, Domênico Lancellotti e Ronaldo Bastos.

Embarque nessa, que sem dúvidas é uma viagem!

 

 

 

Comente aqui