Technics: Uma lenda entre os DJs e um sonho entre os colecionadores.

Opinião de especialistas: Technics beira a perfeição!

Dizem que se existe uma palavra mágica no mundo dos DJs, sem dúvida alguma, essa palavra é Technics, principalmente se ela vier acompanhada de SL-1200 MK2 e SL-1210 MK2. Quem aprecia ou trabalha com música deve saber do que estamos falando.

Alguns DJs relatam a vida útil desse aparelho: algo a “perder de vista”. Podem viajar, ser utilizadas em shows, nas escolas de DJ, passar pela mão de pessoas nem tão cuidadosas assim… E acredite, até sofrer alguns acidentes com voltagens… E, fantasticamente, elas permanecem firmes e fortes para seguir no trabalho.

A empresa responsável pela marca, Matsushita, lançou a Technics SL-1200 no início da década de 70, era uma inovação: uma turntable, ou pickup, destinada a um mercado mais exigente e que buscava um sistema de reprodução de alta fidelidade. Rapidamente o aparelho foi adotado por DJs de clubes e rádios. E o mais curioso é: Esse não era o foco da empresa.

Depois de seu lançamento lá em 72, em 79 a versão MK2 foi lançada. Foram diversas as melhorias: Alterações no motor, remodelamento da carcaça, e uma grande novidade: o pitch passa a ser acessado por um slider deslizante, o que a tornou própria para a discotecagem.

Um dos pontos altos e diferenciais deste equipamento é o uso de um sistema chamado Direct Drive.  Sua função é posicionar o motor logo abaixo do centro do prato (o elemento metálico, que leva o vinil a realizar o seu movimento de rotação) e diretamente conectá-lo ao mesmo, sem o uso de correias (cintas), como no modelo Belt Drive. A primeira das turntables, comercialmente disponível, a usar essa tecnologia foi a SP-10, da TECHNICS, em 1970.

Esse tipo de sistema tem a vantagem de gerar maior torque, o que faz com que o prato esteja menos suscetível à forças externas. Outros pontos a serem observados são: maior arranque – 0.7s até atingir sua rotação ideal – e menor taxa de ruído. Mas um ponto (alto) que não pode ser esquecido ou deixado de lado é a estabilidade de sua  rotação, primordial pra uma boa mixagem.

Uma das maravilhas do mundo!

Você tem uma dessas, ou já teve a oportunidade de encontrar com uma? Conta pra gente suas vantagens!

Referências aqui.

Comente aqui