Formatos de Vinil que você ainda não conhece. Ou conhece?

Geralmente, a maioria dos discos de vinil seguem um padrão em seus formatos: 7, 10 ou 12 polegadas. Certo? Mas nem todos… Nos anos 30, antes de existir o Vinil desse modo como conhecemos, existiam os de 16 polegadas, cortados sobre alumínio e utilizados em programas de rádio. Colecionados durante décadas por um DJ, este são alguns dos vinis mais raros que existem.

 

 

 

Ao chegar nos anos 50 havia vinis até mesmo de 6 e 8 polegadas. Ao final dos anos 60 entraram na moda discos de vinil de 4 polegadas, uma versão “de bolso” literalmente. Três minutos e meio que você poderia levar por onde fosse. Eram vendidos em máquinas por uns 50 centavos de dólar.

 

 

Os japoneses também eram especialmente bons em criar discos de vinil em tamanhos menores. O “8-Ban” reproduzia discos de 3 polegadas com canções infantis. Nos anos 80 alguns selos discográficos, como A&M fizeram alguns experimentos com discos da mítica banda Squeeze com 5 polegadas. E assim, muitas outras companhias também se dedicaram por décadas a criar vinis que eram fora do comum.

 

 

Recentemente, artistas como UNKLE e Tom Vek adotaram o disco de 5 polegadas para realizar algumas edições limitadas:

 

E aí, já viu algum desses? Tem na sua coleção? Conta pra gente!

Comente aqui