Entenda o que é o Processo de Remasterização do Vinil

Com as recentes reedições em vinil, é comum o anúncio de que o álbum foi remasterizado, diversas pessoas já nos perguntaram sobre a diferença de um álbum com e sem remasterização. Preparamos aqui uma breve discussão do assunto. Mas afinal, o que é remasterização?

Remasterização é o processo pelo qual se produz um novo master para produção de novas mídias. A fonte pode ser a partir de qualquer outra matriz já existente como uma fita magnética (tape), um disco de vinil, fita cassete, compact disc, DVD, e todas as demais fontes de áudio possível.

Este processo muitas vezes é bastante criticado por puristas, mas o objetivo final é proporcionar maior qualidade sonora, melhorando a percepção de timbres que muitas vezes estão ocultos por ruídos e distorções.

Recentemente temos ótimos resultados de grandes obras remasterizadas como a discografia dos Beatles, que contou com o tratamento tanto na versão estéreo, quanto mono e na discografia do Led Zeppelin que foi supervisiona de perto pelo Jimmy Page.

Mas como é realizada a remasterização?

1ª Etapa – Limpeza

Após avaliar o estado físico da matriz, uma limpeza é realizada para a retirada de impurezas e corpos estranhos das mídias, como poeira e mofo.

2ª Etapa – Ouvir a mídia

Após a higienização, reproduz a gravação original em equipamentos que digitalizam o som. Esses equipamentos, normalmente são de alta fidelidade podendo extrair o máximo do som das mídias.

3ª Etapa – Análise

A análise é realizada pelo engenheiro de som, normalmente um especialista em masterização que é treinado para ouvir e perceber as falhas, estalos e distorções de som que podem ser restauradas durante o processo.

4ª Etapa – Edição em softwares

Em programas específicos, utiliza-se compressores são para uniformizar o volume do áudio e também trata-se com os equalizadores para que o som soe semelhante em todas as mídias.

Em suma, no processo de remasterização o som é alterado em seu todo, em todas as faixas e toda a música, mas não há alteração das configurações individuais de cada canal, que é responsável por cada instrumento, efeito ou voz na gravação, este processo do tratamento individual é denominado mixagem, o que muitas vezes também vem acompanhado das remasterizações.

Um comentário em “Entenda o que é o Processo de Remasterização do Vinil

Comente aqui