Você sabe a diferença entre som Estéreo e Mono? Confira!

Você já deve ter observado que diversos discos de vinil possuem prensagens na versão mono e também na versão estéreo. Mas afinal, qual a diferença entre esses dois sistemas de áudio?

Alguns entusiastas audiófilos trava discussões diárias sobre qual seria o melhor sistema de áudio para curtir o seu vinil. Alguns defendem com garras e unhas o sistema estéreo, mas outros também defendem o mono.

Sistema Monofônico

Mono é a abreviatura de monofônico, sistema esse em que o reprodutor de mídia, receiver, amplificadores e todo o sistema envolvido emitem apenas um único sinal de áudio, transmitido através de um único canal para as caixas acústicas. Não importa a quantidade de caixas acústicas que você tenha em seu sistema, em todas você ouvirá o mesmo som em todas as caixas.

Geralmente apresentações musicais ao vivo são realizadas no sistema monofônico, com todas as caixas de som reproduzindo o mesmo sinal de áudio.

Sistema Estereofônico

No sistema Estéreo o áudio é dividido em dois canais, ou seja, existe a necessidade do sistema ter duas caixas de som para reproduzir os diferentes canais com os diferentes sinais de áudio. Em uma apresentação acústica, se você fechar os olhos e se dedicar apenas a audição, perceberá a localização dos instrumentos devida a intensidade sonora conforme o posicionamento dele, por exemplo, se um violão estiver à direita, você perceberá um som mais intenso do violão do lado direito.

O sistema estéreo tenta proporcionar exatamente esta sensação de profundidade do som e ambiente, pois o som é mixado para existir este efeito.

Este sistema se tornou bastante popular depois da década de 60, quando a tecnologia foi desenvolvida para a captação em discos de vinil.

Quer sentir uma experiência interessante? Coloque os seus fones de ouvidos e curta a sensação dos dois sistemas com California Dreamin’ do Mamas & The Papas.

Mono:

 

Estéreo:

 

Agora delicie-se com a experiência com The Beatles Revolution estéreo.

 

E afinal de contas qual o melhor sistema? Aaaaaa isso vai depender é da sua preferência!

Eu possuía em minha coleção particular o box dos The Beatles em estéreo e depois de um certo tempo foi lançado a versão do box mono. Tive que ficar com as duas! Ouvir em mono a obra foi uma nova sensação, uma nova experiência com a obra. Mas qual é melhor? As duas! hahaha

Diversos álbuns estão sendo relançados nas duas versões, veja este do Miles Davis, vem com as duas versões pra você apreciar da forma que melhor te inspirar.

lp_coltrane_kind_of_blue_mono_estereo Compre aqui!

6 comentários em “Você sabe a diferença entre som Estéreo e Mono? Confira!

  • 26/01/2017 em 11:41
    Permalink

    No “geral “gravações de Jazz e Clássico em Mono gravadas até os anos 60, são melhores. No mercado essas edições também são mais caras, basta comparar o disco ESP de Miles Davis entre mono e Stereo.

    Resposta
  • 13/05/2017 em 13:05
    Permalink

    Ouvi alguns mono do roberto carlos na dec de 60 e tem umas difrenças imensas alem do som

    Resposta
  • 04/07/2017 em 14:03
    Permalink

    Uma coisa que noto é que com o surgimento do som stereo houve um certo exagero na separação dos sons nos canais nas gravações de estúdio. Coloque-se em frente a uma banda tocando com uma mínima amplificação e verá que não existe essa separação toda como nos dois exemplos dos The Mamas and The Papas e dos Beatles. Reposicionar instrumentos e vozes num palco é bem mais sutil. E hoje em dia, com os PA’s, a separação praticamente desapareceu, porque parece que os “engenheiros” de som preferem misturar tudo nos dois canais.

    Resposta

Comente aqui