Lendas do Jazz mandam carta aos jovens artistas.

Uma carta aos jovens artistas, por Herbie Hancock e Wayne Shorter: Duas lendas do jazz escrevem mensagem com conselhos e pedem humanidade, ousadia e tolerância a quem chega depois deles

herbie-hancock-to-deliver-lecture-series-at-harvard-bilesky discos

Amigos há mais de 40 anos, o pianista Herbie Hancock (76 anos) e o saxofonista Wayne Shorter (82 anos) estão entre os maiores nomes vivos da música mundial. Juntos, tocaram no mítico quinteto de Miles Davis e, em suas carreiras, receberam um total de 25 Grammys.

Os músicos que ainda estão em plena atividade, divulgaram uma carta aberta com conselhos aos jovens artistas.

“Nós vivemos em um tempo de muita confusão e dor”, escreveram. “Como artistas, criadores e sonhadores deste mundo, nós pedimos que você não se desencoraje pelo que vê, mas que use sua própria vida, e por extensão sua arte, como veículos para a construção da paz”.

Assinada pelos dois, ela tem conselhos direcionados a quem trabalha com arte – mas as ideias ali descritas, segundo os músicos, transcendem barreiras e se aplicam a todas as pessoas, independentemente da profissão.

Trechos da carta

1- ‘ACORDE PARA SUA HUMANIDADE’

“Você não pode se esconder atrás de uma profissão ou instrumento. Você deve ser humano. Foque a sua energia em se tornar o melhor humano que você pode ser. Em desenvolver empatia e compaixão. Através deste processo você irá aproveitar a riqueza de inspiração enraizada na complexidade e curiosidade sobre o que significa realmente existir neste planeta. A música é só uma gota no oceano da vida.”

2- ‘ENCARE E CONQUISTE A ESTRADA MAIS REMOTA’

“O mundo precisa de novos caminhos. Não permita a si mesmo ser sequestrado pela retórica comum, ou falsas crenças sobre como a vida deveria ser vivida. Só depende de você ser o pioneiro.”

3- ‘ENTENDA A NATUREZA DOS OBSTÁCULOS’

“Nós temos essa ideia de falha, mas ela não é real; é uma ilusão. Não há nada como um fracasso. O que você compreende como falha é na verdade uma nova oportunidade, uma nova mão de cartas, ou uma nova tela para se criar. Na vida há oportunidades ilimitadas. As palavras ‘sucesso’ e ‘fracasso’, por si, são nada mais do que rótulos. Todo momento é uma oportunidade.”

4- ‘NÃO TENHA MEDO DE INTERAGIR COM QUEM É DIFERENTE DE VOCÊ’

“Nós nunca teremos paz se não entendermos a dor no coração alheio. Quanto mais interagimos, mais perceberemos que a nossa humanidade transcende todas as diferenças.”

Wayne Shorter- bileskydiscos5- ‘TENHA CUIDADO COM O EGO’

“A arrogância pode se desenvolver dentro de artistas, tanto daqueles que acreditam que seus status os tornam mais importantes, ou daqueles cujas associações a determinados campos criativos lhes dá direito a algum tipo de superioridade. Cuidado com o ego; a criatividade não pode fluir quando apenas o ego é servido.”

6- ‘APRECIE A GERAÇÃO QUE CAMINHOU ANTES DE VOCÊ’

“Os mais velhos podem te ajudar. Eles são uma fonte de riqueza na forma de sabedoria. Eles resistiram a tempestades e suportaram desgostos; deixe que as dificuldades deles sejam a luz que ilumina o caminho na escuridão. Não perca tempo repetindo seus erros. Em vez disso, tome o que eles fizeram para se catapultar na construção de um mundo cada vez melhor para as novas gerações que estão por vir.”

7- ‘VIVA EM UM ESTADO DE CONSTANTE ADMIRAÇÃO’

“Conforme acumulamos anos, partes de nossa imaginação tendem a embrutecer. Seja por tristeza, problemas prolongados ou condicionamentos sociais, em algum lugar no caminho as pessoas se esquecem de mergulhar na mágica inerente que existe em nossas mentes. Não deixe que parte de sua imaginação desapareça.”

fonte: Nexo

Comente aqui