10 Lugares Sagrados para a Música.

Esse post pode ser um roteiro de viagens para uns, ou um roteiro de pesquisa para outros. Viajar nem sempre é acessível, mas a internet tá aí pra saciar algumas de nossas curiosidades, e temos diversos aplicativos e sites que nos possibilitam “viajar por aí”!

Encontramos esses 10 lugares incríveis e cheios de história para contar. Cada um deles guarda um pouquinho da trajetória da música contemporânea, e carrega lembranças das bandas e dos artistas que tanto amamos, e podemos resgatar um pouco da carreira daqueles que já não estão mais por aqui…

Se aventure por esses lugares, e comente com a gente outros Monumentos Sagrados que não estão na lista!

Vamos a eles:

1-monumentosAbbey Road Studios em Londres, Inglaterra.

Não apenas porque foi o estúdio onde os Beatles gravaram a maior parte de sua discografia, mas porque eles têm sido o lar de bandas como Foo Fighters, Iron Maiden, Michael Jackson, Jamiroquai, Muse, Pink Floyd, Queen, Oasis, Radiohead … a lista é interminável. É realmente um templo da música a ser visitado na rua Abbey Road, na capital Inglesa.

2-monumentosGraceland, a casa de Elvis Presley em Memphis, Tennessee.

Em 1957, Elvis Presley comprou para seus pais esta mansão em Memphis, Tennessee, e residiu lá até seus últimos dias. É um centro de culto ao rock and roll e, ao lado da Casa Branca, é um dos lugares mais visitadas nos Estados Unidos. Se um dia forem até lá, não encontrarão apenas um museu com todos os seus pertences, mas também poderão sentir a magia que o Rei do Rock deixou por lá.

IMG_1183Teatro Roxy, Califórnia, Estados Unidos.

De Bob Marley a Guns n’ Roses, de Jane’s Addictions a Los Bunkers. Foram centenas de artistas e grupos que se apresentaram neste lugar santificado pelos deuses da música em West Hollyood, Califórnia. Durante vários anos foi o local onse de encontrava pessoas como John Lennon, Alice Cooper e Keith Moon.

4-monumentosEscola Lycée Carnot, em Paris, França.

As salas e corredores desta escola foram cúmplices do encontro entre dois músicos que iriam dividir a música eletrônica entre o antes e o depois. Thomas Bangalter (de 12 anos) e Guy-Manuel de Homem-Christo (13) se conheceram em 1987, enquanto estudavam nessa escola de Paris, e 5 anos mais tarde fundariam Daft Punk. Um passeio deste edifício sagrado não cairia mal.

5-monumentosTeatro Apollo, Nova York, Estados Unidos.

Este lugar não é conhecido apenas por ser o epicentro de despedida do Rei do Pop, Michael Jackson, mas é, em um nível superior, o local é uma das salas de música mais conhecidas dos Estados Unidos, e é também reduto dos artistas negros da cidade. Sua construção data de 1914, com vários reaberturas. Este teatro oferece visitas guiadas e passeios de um dia para os turistas. É certamente “terra santa”.

6-monumentosTuff Gong, a casa de Bob Marley em Kingston, Jamaica.

Se você for andar por Kingston, Jamaica, e encontrar um letreiro dizendo Tuff Gong, não deixe de entrar, pois o lugar é nada menos que o museu de Bob Marley. Localizado a 56 Hope Road na capital jamaicana, esta casa, que por muitos anos foi Marley, é o tema da peregrinação para os amantes da música jamaicana.
Se você tiver a oportunidade de ir, este é um verdadeiro local de encontro e reflexão. Tuff Gong Records é também uma gravadora jamaicana criada em 1970 por Bob Marley e outros membros da banda de reggae The Wailers.

7- monumentosEstação de trem Darford no Reino Unido.

Depois de estudar juntos em Wentworth Darford Escola Primária, Mick Jagger e Keith Richards se reencontraram em 17 de outubro de 1961 na estação de trem da cidade. Richards e Jagger estava carregando uma guitarra e alguns discos entre os quais o “One Dozen Berrys” de Chuck Berry. No ano seguinte fundariam um grupo chamado The Rolling Stones. Este é o lugar perfeito para abençoar o rock e ser grato por este encontro celestial.

8-monumentosClube CBGB, em Nova York, Estados Unidos.

Seja qual for a banda de rock que você pensar neste momento, qualquer uma delas já se aprensetou pelo menos uma vez neste lugar, CBGB, em Nova York, um clube que desde sua abertura em 1973 até seu fechamento em 2006, abrigava centenas de músicos que se tornariam referências históricas ao rock.

9-monumentosRose Bowl Aquatic Centre, Califórnia, Estados Unidos.

Em 1991, Kirk Weddle fotógrafo foi contratado para tirar a foto da capa do segundo álbum do Nirvana, o lendário “Nevermind”. A imagem do bebê nadando em direção a uma nota de um dólar foi feita em uma das piscinas de Rose Bowl Aquatic Centre. Como não vai ser um monumento musical O lugar onde a imagem mais representativa do 90 nasceu? Muitos dizem que nadar nessas águas faz curar os males e acalmar a alma.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

100 Holland Road, Londres W14, na Inglaterra.

Freddie Mercury viveu nesse edifício na década por algum tempo na década de 70. Esta é a terra sagrada para os amantes de Queen porque era o lugar onde eles levaram as primeiras fotos da banda usada na parte de trás do álbum “Queen”. Visitar Monumentos Musicais e não passar por aqui é um verdadeiro sacrilégio divino!

O texto original é de autoria de Andrés Salazar.

 

Um comentário em “10 Lugares Sagrados para a Música.

  • 09/06/2017 em 18:28
    Permalink

    Nem mencionaram o Cavern Club, de Liverpool! Que lapso lamentável!

    Resposta

Comente aqui