Meu Vinil Empenou, O Que Fazer?

Um dos principais problemas encontrados por nós colecionadores de discos é quanto à deformação ou “empenamento” que pode ocorrer nos LPs. Isto pode acontecer por diversos fatores, seja pela exposição à altas temperaturas, armazenamento de seu vinil e até mesmo pelo processo de fabricação.

As pequenas ondulações presentes nos LPs não causam efeito sobre a reprodução, muitas vezes elas são provenientes de fábrica e aceitas pelo padrão de qualidade do fabricante, mas ondulações mais acentuadas podem afetar bastante a qualidade sonora de seu discos, normalmente estas aparecem após o manuseio inadequado dos discos de vinil.

Leia Também15 Ideias Para Você Guardar Os Seus Discos!

Seguem algumas dicas para manter o seu LP livre dessas indesejáveis deformações:

1 – Sempre armazene na posição vertical.

2 – Não submeta ele à altas temperaturas, como deixa-lo dentro de um automóvel durante o dia.

3 – Jamais deixe que a luz direta do Sol incida sobre ele, pois ele vai se aquecer e ondular.

 

Mas se deformou, o que fazer?

Dependendo do empenamento ainda é possível reverter, mas existem casos que são irreversíveis.

Um dos métodos que você pode utilizar é deixar o seu LP entre dois livros pesados durante dias, talvez meses para a conformação do material, normalmente funciona para pequenos empenamentos.
Outro método que você pode utilizar, este para maiores ondulações, é colocar o seu disco entre dois vidros e leva-lo ao forno por alguns minutos, apenas o tempo necessário para receber o calor para amolecer o vinil (não deixe muito que ele derrete!). Logo em seguida retirá-lo e deixar esfriar ente os vidros. Para este segundo método você deve adaptar a técnica em um disco de menor valor antes de colocar a sua pérola estimada da coleção, pois o tempo e a potência do forno varia de um para outro, desta forma não podemos estabelecer um tempo padrão.

Veja Também: 13 Dicas Para Você Conservar Seus Discos de Vinil

Estes métodos são apenas sugestões, pois nos meus discos empenados, na maioria das vezes obtenho sucesso com eles, embora existam discos que nem com reza eles desempenam, e quando não reproduzem devido à deformação, só nos resta fazer aquele quadro bonito de exposição.

Espero que obtenham sucesso nos seus!

E você, tem outro método para nos apresentar?

 

L. R. Bilesky

 

16 comentários em “Meu Vinil Empenou, O Que Fazer?

  • 13/02/2016 em 20:57
    Permalink

    Já recuperei diversos vinis empenados utilizando duas chapas de vidro temperado de 10mm cada uma. Forno a 260 graus e calor 10 minutos de fogo

    Resposta
    • 15/02/2016 em 14:19
      Permalink

      gostei desse médoto André , abraço

      Resposta
    • 30/09/2016 em 10:09
      Permalink

      Pessoal jamais coloquem em um forno jamais……siga esta dica e vai dar certo. Coloquem seu disco de vinil ao meio de 2 vidros no tamanho de 40×40 ,deixe ele em uma superfície plana pegando um sol e só tire do local após ter feito sombra e o vidro estiver esfriado por completamente. Esse método funciona pois já desempenei 2 discos desta forma que aprendi fazendo varias pesquisas.

      Resposta
    • 06/05/2017 em 09:15
      Permalink

      Amigo, vc deixa o forno a 260.. ou esquenta o forno.. e desliga.. da pra detalhar um pouco?

      Resposta
  • 15/02/2016 em 14:16
    Permalink

    já consegui “desempenar” mas não completamente ok pois ficou um “leve ondulado”que a agulha conseguiu tocar , mas como foi : bom liguei o bico do fogão ok ai na pia da cozinha , deixei preparado um pano “seco ” , ai com esse bico do fogão ligado ok ,mais ou menos uns 40cm de distancia coloquei o disco , bem na parte do empenado !!!!! perto desse fogo ligado !!!!!!! ai você vai percebendo que o disco vai ficando “reto ” !!!!!!!!! ai você o tira do calor do fogo e o deita nesse tal pano seco ( que está na pia ) mas bem rapido rapido ok !!!!! e com toda a sua força do seu braço , fica com a mão , bem aonde está “quente ” claro que , com outro pano “reto e seco ” até o calor esfriar completamente

    Resposta
  • 16/02/2016 em 20:34
    Permalink

    Esperamos dicas sobre pequenos riscos e “estalos”. Manda ai Luciano!

    Resposta
  • 23/04/2016 em 17:02
    Permalink

    Tenho uma pequena dúvida: O Lp deforma se for mantido na horizontal? eu guardo os meus nessa posição e ainda não houve problema

    Resposta
  • 21/06/2016 em 15:02
    Permalink

    O que? Colocar o disco entre duas lâmina de vidro e colocar no forno por dez minutos? Você pode até tirar o “empenamento” mais jamais esse vinil vai tocar como antes. Isso porque as cristas dos sulcos são microscopicamente ultra finas, dez minutos de forno a 260 graus será suficientemente o bastante para desalinhar e esmagar as trilhas, o resultado final será um vinil sem “impenamentos” porém com a qualidade do áudio comprometida, perdas dos graves e agudos, sem falar que com o esmagamento dos sulcos a agulha faz uma esforço maior para trilha-los. Todos sabem que o som e captado dos sulcos do disco através das vibraçõe da agulha, porém o cantilever (suspensao)da agulha está apto a suportar essa vibração, e esse método de desempenar no forno acaba prejudicando os sulcos, tirando sua forma original e deixando-os meios que em zigui-zagui, e isso faz com que a agulha vibre mais do que o normal prejudicando drasticamente a suspensão que na maioria das vezes são feitas de borrachas. Esse método até funciona, mais é preciso saber fazer a coisa, nesse caso o mínimo é o suficiente, e dez minutos a 260 graus seria sim muita coisa para um disco de vinil, sem falar que o vidro é um material que além de alcançar altas temperaturas rapidamente também o calor por muito tempo, tempo suficiente para destruir e esmagar os sulcos.

    Resposta
    • 04/07/2017 em 19:08
      Permalink

      Essa explicação e completamente válida no máximo que se pode deixar é um Minuto e olhe lá nesta temperatura e pode ser que ainda não dê certo. dependendo da espessura do vinil

      Resposta
  • 31/07/2016 em 23:28
    Permalink

    Ferro de Passar sobre um cobertor, funcionou bem em um mas no outro gerou um chiado cada vez que a agulha passava pelo sulco desempenado.

    Resposta
  • 16/10/2016 em 19:37
    Permalink

    Ja desempenei um disco usando o secador de cabelos e pressionando com um pano.

    Resposta
  • 03/04/2017 em 08:40
    Permalink

    Do males o menor, mas corremos o risco com os sulcos com certeza haverá deformação podemos fisicamente notar o LP em perfeitas condições mas quando formos ouvir podemos ter uma surpresa desagradável, mas Do males o menor é melhor que fique com imperfeições do que não ouvir mais o Lp…

    Resposta
  • 09/07/2017 em 00:24
    Permalink

    Coloca o vinil no marmore do lado contrario ao em penamento depiis pegue o conair a vapor(aquele novo dispositivo de passar roupa sem contato)mantendo uma distancia de uns 10 cm e aponte pra parte empenada .a parte empenada pra baixo vai comecar a subir e ai vc poe um peso que cubra todo o vinil e deixe esfriar .tiro e queda .sucesso absoluto com discos mais espesdos tipo odeon anos 60.desempenei o lp help dos beatles minha irma mais velha que eu ouvia desde crianca assim ficou perfeito.desempenei outros mais finos mas ficou tipo empenamento de fabrica.o vapor quente e o melhor metodo pois ele volta as origens e fica com brilho de fabrica.

    Resposta

Comente aqui